Artigos publicados em 2021
1. ZIBETTI, M. L. T.; OLIVEIRA, E. B. de. "Quem quer saber de professor?": percepção docente sobre a municipalização do ensino em Porto Velho/RO. Educação e Pesquisa, São Paulo v. 47, p. 1-18, 2021.
2. OLIVEIRA, A. D. de; ZIBETTI, M. L. T.; CAETANO, E. Violências e resistências: povos indígenas do Brasil e o Povo Puruborá da Aldeia Aperoí - RO. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 206-238, 2021.
3. URNAU, L. C. A arte de com o outro resistir/existir nas ruas: políticas coletivas amazônicas. Psicologia & Sociedade, v. 33, p. 1-16, 2021.
4. CAMPOS, D. C.; URNAU, L. C. Exploração sexual de crianças e adolescentes: reflexão sobre o papel da escola. Revista Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 25, p. 1-9, 2021.
5. SATO, L.; GÓMEZ ESTEVES, E.; ANDRADA, C. F.; NÓBREGA, J. da S. Resistências ao trabalho precário por meio de relações solidárias: quatro casos do Brasil. Quaderns De Psicologia, Espanhã, v. 23, n. 2, p. 1-22, 2021.
1. BARROCO, S. M. S.; ZIBETTI, M. L. T.; FACCI, M. G. D. (Org.). Psicologia e docência no ensino superior: formação e atuação de professores. Maringá: EDUEM, 2021, 332 p.
2. FRANCO, A. F. ; ZIBETTI, M. L. T.; PACIFICO, J. M. O olhar da psicologia sobre as políticas de melhoria da educação. In: CAMPOS, H. R.; FACCI, M. G. D.; SOUZA, M. P. R. de. (Org.). As políticas educacionais na pós-graduação brasileira de Psicologia. Curitiba: CRV, 2021, p. 107-134.
3.MIRANDA, P. F.; ZIBETTI, M. L. T. O uso de TDIC nos processos educativos: reflexões histórico-culturais a partir da escola pública. In: BRASILEIRO, T. S.; PACÍFICO, J.M. (Org.). Educação para a Amazônia: estudos e pesquisas em movimento. Santarém: ROSIVAN: Diagramação e artes gráficas, 2021, p. 130-141.
4. LIVEIRA, A. D. de; ZIBETTI, M. L. T. Cultura indígena no cotidiano da escola Ywará Puruborá: contribuições para a (re)construção da identidade. In: NASCIMENTO, A.; C.; SECCHI, D.; BUENO, J. L. P.; NEVES, J. G.; PACÍFICO, J. M. (Org.). Em busca de novas epistemologias: a temática indígena sob o olhar da pós-graduação. Porto Velho: EDUFRO, 2021, p. 124-146.
5. ZIBETTI, M. L. T. Políticas públicas para o enfrentamento ao fracasso escolar: reflexões a partir de um percurso formativo. In: SOUZA, M. P. R. de. (Org.). Psicologia e Políticas públicas para a educação básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios. 1ª ed. São Paulo: Editora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo IP/USP, 2021, p. 168-176.
6. ZIBETTI, M. L. T. A inserção de Psicólogos/as na escola: um olhar a partir da pedagogia. In: FACCI, M. G. D.; ANACHE, A. A.; CALDAS, R. F. L. (Org.). Por que a Psicologia na Educação?: Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização. Curitiba: CRV, 2021, v. 2, p. 155-167.
7. BRITO, A. M. S.; ZIBETTI, M. L. T.; RODRIGUES, T. M. S.; FERNANDES, V. L. Concepções de docentes de educação infantil: um estudo em Porto Velho-RO. In: JÚNIOR, E. dos P. N.; GODIM, S. T. (Org.). Cadernos de Ensino, Pesquisa e Extensão: Práticas de Pesquisa na Educação Básica. Belém: EDUFPA, 2021, v. 09, p. 46-62.
8. LOPES, F. R.; ZIBETTI, M. L. T. Descolonizando instituições: contribuições dos estudos de gênero à psicologia escolar e educacional. In: FERNANDES, E. G.; LOPES, F. R.; SILVA, L. G. da. (Org.). Insurgências amazônicas: saberes e fazeres em Psicologia. Porto Velho - RO: EDUFRO, 2021, v. 1, p. 33-52.
9. FEITOSA, D. F. da S.; MIRANDA, P. F.; ZIBETTI, M. L. T. Educação como direito [?]: pensando o desenvolvimento humano sob implicações do ensino remoto emergencial. In: FERNANDES, E. G.; LOPES, F. R.; SILVA, L. G. da. (Org.). Insurgências amazônicas: saberes e fazeres em Psicologia. Porto Velho - RO: EDUFRO, 2021, p. 98-119.
10. MATOS, N. S. D.; BARROCO, S. M. S.; ZIBETTI, M. L. T. Docência no ensino superior e a inclusão educacional em meio ao produtivismo acadêmico. In: BARROCO, S. M. S.; ZIBETTI, M. L. T.; FACCI, M. G. D. (Org.). Psicologia e docência no ensino superior: formação e atuação de professores. Maringá: EDUEM, 2021, p. 241-264.
11. SILVA, A. B. da.; ZIBETTI, M. L. T. Caderno didático para o ensino de levantamento topográfico em cursos técnicos profissionalizantes: uma proposta a partir da Teoria Histórico-Cultural. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Didático).
12. PERETTA, A. A. C. E. S.; URNAU, L. C. A produção brasileira stricto sensu em psicologia sobre políticas de intersetorialidade com a educação. In: CAMPOS, H. R.; FACCI, M. G. D.; SOUZA, M. P. R de. (Org.). As políticas educacionais na pós-graduação brasileira de psicologia. 1ª ed. Curitiba: CRV, 2021, p. 159-181.
13. URNAU, L. C. Adolescentes e oficinas temáticas com arte: vivências e processos educativos em contextos socioassistenciais. In: LEAL, Z. F. R. G.; FACCI, M. D. G.; ANJOS, R. E. dos (Org.). O desenvolvimento psicológico do adolescente na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural: Temas atuais. 1ª ed. Curitiba: CRV, 2021, p. 215-234.
14. URNAU, L. C.; VASCONCELOS, M. M. O uso coletivo de espaços citadinos: lugares de eloquência popular em Porto Velho-RO. In: FARIAS, T. M.; OLEKSZECHEN, N.; BRITO, M. A. de M. (Org.). Relações pessoa-ambiente na América Latina: perspectivas críticas, territorialidades e resistências. 1ª ed. Florianópolis: ABRAPSO, 2021, p. 289-310.
15. RODRIGUES, E. C. V.; TAMBORIL, M. I. B. Relações interculturais e as expectativas de estudantes estrangeiros em uma escola de fronteira. In: NEVES, J. G.; NASCIMENTO, A. C.; SECCHI, D.; BUENO, J. L. P.; PACÍFICO, J. M. (Org.). Em busca de novas epistemologias: A temática indígena sob o olhar da pós-graduação. 1ª ed. Porto Velho: EDUFRO, 2021, p. 171-192.
16. TAMBORIL, M. I. B.; ALVES, S. de A.; AGUIAR, T. C. de. O curso de Licenciatura Básica Intercultural e sua contribuição para o registro dos conhecimentos dos povos indígenas de Rondônia. In: SILVA, A. J. N. da.; SOUZA, I. dos S. de.; LIMA, R. F. Discursos, Práticas, Ideias e Subjetividades na Educação 5. 1ª ed. Ponta Grossa: ATENA EDITORA, 2021, p. 38-43.